domingo, 12 de junho de 2011

Bullying & Cyberbullying

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.


As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

-Cyberbullying
   O cyberbullying é um tipo de bullying. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar as pessoas desconhecidas e também alunos e professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores e estudantes, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima. Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos. Infelizmente os meios tecnológicos que, seriam para melhorar e facilitar a vida das pessoas em todas as áreas estão sendo utilizados para menosprezar e insultar outras pessoas. Não existe um tipo de pessoa específica para ser motivo de insultos, sendo que a invasão do e-mail ou a exposição de uma foto já é o bastante. Em relação a colegas de escola e professores, as difamações são intencionadas e visam mexer com o psicológico da pessoa, deixando-a abatida e desmoralizada perante os demais.
O bullying como vimos, é um crime, que é praticado por pessoas covardes, pois o autor do bullying só pratica essa violência, com pessoas mais fracas, que não consegue  se defender.
Varias pessoas pensam que todo o tipo de agressão é bullying, mais não é, agora você deve estar de perguntando, como identificar o bullying não é mesmo? -n

Existe bullying quando... 
- As agressões, físicas ou psíquicas, são repetitivas e intencionais, contra a mesma criança/adolescente/adulto , por muito tempo; 
- Não existem motivos concretos para as agressões;
- Há desequilíbrio de poder: o agressor é mais forte ou mais poderoso que a vítima; 
- O sentimento que causa nas vítimas é de medo, angústia, opressão, humilhação ou terror; 
- A diferença de idade entre as crianças é maior que dois anos. Mesmo que o menor seja mais forte.
- presença de um publico, na hora da agressão.


Então, se você conhece alguma pessoa que sofre essas características, Denuncie

Nenhum comentário:

Postar um comentário